Volumes

Volume 56 nº 4 - 2022 | Privacidade

Sumário (Clique nos títulos para acessar editorial ou resumos disponíveis)

Editorial

Na época atual, em que boa parte da vida das pessoas se tornou pública pelas redes sociais e por outros meios de comunicação, consideramos que um número sobre a privacidade seria de grande relevância.

Personalidades tornam-se famosas não por aquilo que produzem ou pensam, mas simplesmente pela exposição de sua vida e seus dramas fa­miliares (reais ou fabricados) em reality shows como Keeping Up With the Kardashians. Nesse programa, o cotidiano filmado de pessoas totalmente comuns, ocupadas com futricas e futilidades, fez com que virassem celebri­dades internacionais e multimilionárias apenas por se mostrarem à mídia. O drama do pai da família – um notório atleta olímpico, Bruce Jenner, que se tornou um transgênero operado, Caitlyn Jenner – foi igualmente escancarado e explorado em detalhes. Fatos similares ocorrem em programas como Big Brother, que se reproduzem mundo afora.

Andy Warhol dizia que no futuro todos seriam famosos por 15 minutos. Não contava, porém, com o fato de que haveria pessoas que se tornariam mundialmente célebres e por anos a fio só por exporem sua intimidade para o voyeurismo de milhões de espectadores.

Outra situação ambivalente é o de figuras públicas como a princesa Diana, que transformou a maior parte de sua atividade profissional, enquanto alteza real, em um grande show público, ao mesmo tempo que lutava deses­perada para manter sua vida íntima e a de seus filhos longe dos holofotes. Paradoxalmente, disputava as atenções com o então marido, o atual rei Charles 3º, quando ele tentava desviá-las dela. Hoje os dramas existenciais e pessoais de seus filhos são foco da mídia e da bisbilhotice de boa parte da população mundial. A lavação de roupa suja da família também se tornou série da Netflix, com o príncipe Harry e sua esposa.

E a psicanálise com isso?

Desde o início houve preocupação com o problema da confidenciali­dade e da preservação da intimidade do que ocorre em sala de análise. A não discriminação entre público e privado, interno e externo, é uma caracterís­tica das psicoses. Além disso, Freud considerava a questão de como desen­volver sua ciência sem a publicação de situações clínicas que pudessem ser cotejadas por seus colegas, permitindo que suas ideias recebessem a susten­tação da experiência vivida para adquirir consistência científica. Esse drama tornou-se mais agudo com seu dilema entre publicar ou não o caso Dora, até que após cinco anos ele decidiu que a necessidade científica prevalecia sobre a questão individual da paciente, mesmo com as deformações produzidas na escrita do caso.

Essa encruzilhada também se mostra atualmente na publicação de tra­balhos psicanalíticos.

Claudia Frank apresenta um episódio emblemático relacionado a essa situação. A despeito de seu cuidado em cifrar todas as informações possíveis sobre o caso de uma paciente (será que era mesmo uma mulher?) em um texto que escreveu, logo depois de sua publicação, a paciente o leu e reconheceu­-se nele. Como menciona Frank, quase sempre é o paciente que se revela ao público sobre seu caso clínico, visto que os demais leitores não teriam sido capazes de saber de quem se trata. Sua preocupação quanto a um eventual reconhecimento do caso pela própria analisanda, algo que receava antes da publicação, por mais precauções que pudesse tomar, levou-a a cuidar para que tudo o que estivesse escrito fosse algo que a paciente já tivesse sido informada na análise. No artigo publicado neste número, a autora descreve as consequ­ências dessa descoberta ao longo do atendimento da cliente, que prosseguiu, a despeito desse fato, por um longo período.

Além do trabalho temático de Frank, temos um artigo muito interessan­te sobre a artista austríaca Maria Lassnig, escrito por Rotraut De Clerck, que traça um diálogo entre as obras de Lassnig e a abordagem psicanalítica.

Na seção “Intercâmbio”, o trabalho de Analía Wald mostra um olhar aguçado sobre a vulnerabilidade e o desamparo na infância, em que situações de atendimento institucional são abordadas.

Passamos a contar com uma seção “Memória” da Revista Brasileira de Psicanálise, em que artigos relevantes publicados há muitos anos são resga­tados para que as gerações contemporâneas se enriqueçam com importantes contribuições feitas por colegas notórios, porém passíveis de ser esqueci­das com o tempo. Pensamos em situações relacionadas a grandes nomes da psicanálise que não são os grandes paradigmas, como Freud, Klein, Bion, Lacan e Winnicott. Também nas artes cinematográficas deparamo-nos com um hiato cultural e geracional quando mencionamos celebridades de outros tempos para analisandos e conhecidos mais jovens, que não têm registro de Federico Fellini, Luchino Visconti, Ingmar Bergman, Joseph Losey, D. W. Griffith, Orson Welles, John Ford, Robert Altman, Douglas Sirk, entre outros grandes nomes dessa arte. Tampouco reconhecem astros como James Dean, Marlon Brando, Rita Hayworth, Marcello Mastroianni e Anna Magnani. Até estrelas ainda atuantes, como Catherine Deneuve, não são reconhecidas (ou mesmo conhecidas). Iniciamos nossa seção com um marcante trabalho de José Longman, “Além da agressividade na teoria das neuroses”, publicado pela RBP em 1989. As normas de publicação da época não eram como as atuais. Portanto, será notada alguma diferença na apresentação dos demais artigos.

Seguem-se os ricos trabalhos não temáticos de Maria Thereza de Barros França, Avelino Ferreira Machado Neto, Cleuza Mara Lourenço Perrini, Maria Cecília Pereira da Silva, e Edival Antonio Lessnau Perrini.

Boa leitura a todos!

Temáticos

Na discussão sobre a necessidade (ou, eventualmente, a impossibilidade) do assim chamado consentimento informado dos pacientes antes da publicação, percebe-se que poucos trabalhos relevantes apresentam o procedimento escolhido clinicamente nas suas dimensões de sentido, e raramente são acompanhados de material clínico detalhado extraído do acompanhamento das respectivas análises. Neste artigo, a autora aborda primeiro a questão da discrição e publicação de maneira geral, e depois examina-a concretamente à luz do exemplo de uma paciente. Tendo como pano de fundo os aspectos gerais a serem considerados, apresenta na parte principal do texto as reações individuais da paciente frente à descoberta de uma publicação. Reflete sobre como poderia ser entendido o seu manejo das questões em discussão na situação de transferência-contratransferência, no processo analítico e no contexto específico da psicopatologia, e qual o significado que isso teve para a paciente.
Palavras-chave: situação de transferência-contratransferência, discrição, confidencialidade, publicação

Intercâmbio

A autora apresenta alguns desenvolvimentos a partir da abordagem clínica com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Propõe diferenciar a condição de vulnerabilidade subjetiva constitutiva e estrutural decorrente da experiência de desamparo originário do que possa ser a encruzilhada traumática e o colapso subjetivo que aquela pode implicar, indagando as situações em que os efeitos destrutivos da violência sociossimbólica é um estado de coisas permanente. Discute proposições de Malabou e de Žižek sobre o sujeito pós-traumático, levantando a hipótese de que a condição de vulnerabilidade subjetiva já é uma resposta, mediante a recomposição simbólica, à vulnerabilidade social. A partir de um recorte clínico, mostra o desafio de estender a psicanálise a práticas situadas fora do âmbito tradicional do consultório ou de um enquadre mais clássico. Ressalta a ideia de uma psicanálise comprometida com problemas cruciais de sua época, que sustente a possibilidade de uma resposta singular, entendendo o sujeito no contexto da plasticidade e da complexidade, em abordagens que superem as barreiras disciplinares.
Palavras-chave: vulnerabilidade, desamparo, trauma, criança, sociedade

Psicanálise e cultura

Temas livres

A autora apresenta o panorama atual sobre a polêmica questão de gênero. Ressalta as intensas ansiedades envolvidas desde muito cedo na constituição da identidade, em especial na identidade de gênero, que ganha protagonismo na adolescência, mobilizando a busca por mecanismos de contenção. Apresenta dois casos atendidos em análise, um menino que queria ser menina e uma adolescente que se apresentava como trans masculino. Associa a enorme ocorrência de pessoas que se dizem trans a uma epidemia, promovida por contágio psíquico. Alerta para o risco de que as ideologias se associem ao fanatismo. Frente à perplexidade mobilizada pelo diferente, ressalta a necessidade de uma postura crítica e reflexiva da parte dos psicanalistas, sem perder de vista a questão da singularidade.
Palavras-chave: identidade, gênero, infância, adolescência, psicanálise

O autor discorre sobre observações em sua prática clínica psicanalítica e conjecturas a propósito de conceitos como inveja, voracidade e gratidão, introduzindo a idealização como antecessora da inveja, bem como a hipótese do surgimento do psíquico com base em uma preconcepção, um chamado a ele. Outros conceitos são revisitados, como intuição, realidade psíquica, desconhecido psíquico, experiências emocionais inconscientes, elaboração consciente e inconsciente, e satisfação. Descrições de experiências pessoais no setting psicanalítico, e fora dele, ilustram a importância de o analista se observar nas vivências decorrentes de sua interação com o outro.
Palavras-chave: intuição, idealização, inveja, avidez, gratidão

A autora trata da masculinidade narcísica, própria da qualidade do masculino, quando centrada na ilusão da própria virilidade, que se contrapõe com a função do masculino em nós, que executa e que faz, na busca do outro, por sentir que por si só não se basta. Freud elegeu o falocentrismo como central na sua teoria e ponderou que ter ou não ter o pênis, assim como a ameaça de perdê-lo, traz consequências psíquicas. A partir da ideia central de Freud, a autora considera que o almejado pênis – não o real, físico, palpável, mas aquele cuja qualidade e função lhe certifica força e segurança – pode viver em constante ameaça pela insegurança produzida diante da necessidade de ter um abrigo natural, um continente que o acolha. Essa necessidade vem acompanhada pelo inerente sentido de passividade gerador de angústia.
Palavras-chave: masculino, feminino, bissexualidade psíquica, diferença, in/segurança

A autora apresenta o funcionamento sadomasoquista como defesa à dependência emocional primordial a partir da experiência clínica com uma paciente em análise. Descreve esse funcionamento como um modo perverso de se relacionar, em que a competência intelectual e a arte de sedução estão a serviço de encobrir aspectos muito primitivos, que não puderam se desenvolver na intimidade e dependência do início da vida.
Palavras-chave: Édipo precoce, dependência emocional, estados primitivos da mente, modo perverso de se relacionar, sadomasoquismo

O autor propõe reflexões sobre a busca do inacessível em psicanálise como um fator fundamental em sua expansão. A partir da observação clínica, sugere considerar a alucinação e a alucinose como uma dimensão sensorial da intuição do analista que, percebida no vínculo analista-analisando, pode significar importante recurso técnico e fornecer acesso a áreas de terrores e sofrimentos profundos não vividos da mente primitiva e primordial.
Palavras-chave: mente primitiva, mente primordial, alucinose, alucinose-a-dois, sonho-a-dois

Memória

O autor restringe o conceito de agressividade à disposição para agir do instinto de morte, de agressividade ou de destruição, de acordo com a sua meta, como admitiu Freud na sua reformulação da teoria dos instintos. Ressalta que, para Freud, os instintos deixam de ser simplesmente impulsos de natureza biológica e assumem as características de entidades míticas que expressam o propósito da vida humana – a satisfação de necessidades inatas e adquiridas. Destaca ainda o fato de que a contribuição inovadora de Freud não está na admissão de um instinto de morte, mas na mudança do conceito de conflito psíquico, implícito naquela concepção. O conflito é agora a expressão das duas forças contidas no id: os instintos de vida e de morte. É, portanto, inerente à natureza psíquica e operante desde o início da vida. Esse deslocamento do conflito básico para o id retira o caráter patogênico do conflito e acentua a sua dinâmica como fundamento para o funcionamento da mente e a compreensão dos fenômenos clínicos. A procura pelo sentido dos sintomas, pela interpretação dos sonhos, pelos conteúdos conflitivos com o mundo externo e seus mecanismos de defesa, cede lugar à investigação dos processos que configuram as energias instintivas e criam o mundo mágico-mítico das relações objetais, como é revelado e contrastado na situação analítica. Por sua vez, essas configurações denotam o nível do desenvolvimento da capacidade de integração e síntese do ego. Assim, o interesse do analista volta-se agora para os projetos constantes do mundo interno, como eles se apresentam nas formulações do analisando, constituindo a realidade psíquica. Para ilustrar a sua exposição, o autor analisa uma experiência pessoal como modelo. Salienta a importância em psicanálise de poder objetar essa realidade psíquica na transferência analítica, favorecendo as condições para mudanças nas estruturas dos protótipos psíquicos e para o crescimento na relação analítica tanto do analisando como do analista.

Resenhas