Notícias da RBP

A Revista Brasileira de Psicanálise inicia o ano de 2021 com nova equipe editorial. É com satisfação que apresentamos aos leitores e colaboradores os editores responsáveis por sua publicação nessa nova gestão – Claudio Castelo Filho (editor), e Elsa Susemihl (editora associada).

Claudio Castelo Filho é membro efetivo e analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), Psicólogo pela USP, Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e também Doutor em Psicologia Social e Livre Docente em Psicologia Clínica pela USP. Membro ativo das principais instituições psicanalíticas nacionais e internacionais (FEBRAPSI, FEPAL e IPA), Claudio também é membro honorário do Centro de Estudos e Eventos Psicanalíticos de Uberlândia (CEEPU) e foi, até 2020, Supervisor Convidado do Centro de Estudos e Atendimentos Relativos ao Abuso Sexual (CEARAS) da Faculdade de Medicina da USP. Claudio é importante contribuidor à escrita psicanalítica nacional e internacional – autor dos livros “O Processo Criativo: Transformação e Ruptura” (2ª. Edição, Blucher, 2015), “A Psicanálise do Vir a Ser” (Blucher, 2020), e “Sobre o Feminino” (autor e organizador, Blucher, 2018), além de diversos capítulos de livros e artigos científicos publicados no Brasil, Itália e Estados Unidos. Claudio é também artista plástico, e tem suas obras expostas e publicadas no Brasil, Alemanha e Reino Unido (@claudiocastelofilhopinturas).

Elsa Vera Kunze Post Susemihl é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e Docente do Instituto Durval Marcondes da SBPSP, além de Docente do curso “Introdução à Escuta Psicanalítica” nesta mesma instituição. Psicóloga pela USP, é também membro e professora do Departamento de Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae. Integrante da FEBRAPSI, Fepal e IPA, Elsa já publicou diversos artigos nesta Revista e no Jornal de Psicanálise, e em revistas internacionais especializadas (Estados Unidos e Alemanha). Ativa contribuidora à escrita psicanalítica, publicou capítulos no livro “Psicanálise com Crianças: perspectivas teórico-clínicas” (Casa do Psicólogo, 2008), é tradutora de artigos estrangeiros de Sigmund Freud (“Manuscrito Inédito de 1931”, Blucher, 2017), da “Autobiografia de Melanie Klein” (Blucher, 2019) e integrante da equipe de tradução das “Obras Psicológicas completas de Sigmund Freud” (volumes 1, 2 e 3, Imago, 2004, 2007). Ministra grupos de estudo sobre Freud, Klein e Bion e é membro da equipe clínica da Diretoria de Atendimento à Comunidade da SBPSP.

Claudio e Elsa acreditam em uma gestão da Revista Brasileira de Psicanálise “viva, que estimule a leitura e a escrita e que fertilize a clínica e nosso pensar sobre ela”!